04

O futuro passa por
ideias inovadoras
e sustentáveis

viabilizadores
da estratégia

Meio ambiente

Cuidar do meio ambiente hoje é planejar
o mundo para as futuras gerações.

• Protegemos e reflorestamos as áreas no entorno de nossas operações, próprias e gerenciadas, bem como monitoramos a fauna silvestre no entorno das usinas, elaboramos estudos técnicos-científicos e criamos áreas de preservação permanente.
• Em 2020:
• Assinamos Termo de Compromisso com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, o que nos credencia a ampliar novos estudos e projetos socioambientais em Cachoeira (BA), Maragogipe (BA), São Félix (BA), Governador Mangabeira (BA) e nas Comunidades Quilombolas, de Pescadores e de Marisqueiras localizadas no entorno da nossa unidade.
• Instituímos o compromisso de monitorar nossas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). O trabalho iniciou na quantificação das emissões de nossas usinas próprias a partir das diretrizes do The Greenhouse Gas Protocol e de sua versão nacional, o Programa Brasileiro GHG Protocol, bem como de respostas ao questionário do Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional que atua na prevenção às mudanças climáticas e aos danos ambientais. Essa iniciativa resulta em um relatório analítico sobre cada uma de nossas fontes de emissão.

Social

Zelamos pela segurança de todos dentro e ao redor de nossa cadeia de valor. Esse posicionamento inclui não só o cuidado com os trabalhadores, diretos e terceiros, mas a proteção e o desenvolvimento das comunidades no entorno de nossas operações. Isso porque, para nós, planejar o futuro é cuidar das pessoas.

Segurança é colocar em prática, agora, ações
que vão garantir o nosso futuro.

Segurança

Das pessoas: As ações para estabelecer a cultura de segurança em todo o time seguem em linha com o nosso planejamento estratégico, sendo um dos compromissos assumidos em nossa estratégia ESG; e estão divididas em quatro frentes: requisitos legais, base documental e procedimentos, gestão de rotinas; e cultura. Todo o time, sobretudo os líderes, segue à risca treinamentos que compartilham controles internos para garantir a conformidade com os aspectos obrigatórios, bem como as nossas Regras pela Vida – conjunto de dez comportamentos seguros que devem ser reproduzidos nas atividades.

Dos ativos: Todas as barragens sob nosso controle têm nível de segurança classificado como normal e estão na categoria de risco baixo, de acordo com os critérios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As estruturas são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Centro de Operações de Geração (COG), em Sorocaba (SP); e com apoio de corpo técnico especializado. O trabalho também é vistoriado por auditorias independentes, conduzidas por empresas de engenharia especializadas em barragens.

Legado Social

Investimos hoje porque acreditamos
em um amanhã melhor.

• Lançamento do programa de Diversidade e Inclusão, potencializado pelo Ligação (programa de voluntariado).
• Realização do Programa de Engajamento e Diálogo com as comunidades em todas as localidades.
• Atuação de enfrentamento à Covid-19 em 100% dos municípios onde atuamos.
• Para o combate à Covid-19 em todos os municípios em que estamos presentes, além de ações emergenciais – como doação de cestas básicas e kits de higiene para as populações carentes, e de equipamentos de proteção individual para equipes de saúde –, buscamos deixar um expressivo legado, com infraestruturas e equipamentos hospitalares de terapia intensiva e ambulatoriais, projetos de telemedicina e apoio a microempreendedores. No total, foram beneficiadas diretamente 192 mil pessoas pelos projetos estruturantes.
• 91 projetos sociais, para os quais foram destinados R$ 10,4 milhões.

Governança

Nossa atuação é pautada por princípios que traduzem as melhores práticas de gestão.

• Em 2020, fortalecemos a participação de membros independentes no Conselho de Administração, com o ingresso de Marcos Barbosa Pinto, que já atuou como como Chefe de Gabinete da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); integrou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM); prestou consultoria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, agora, soma forças a João Schmidt, Sérgio Malacrida, André Macedo e Luis Augusto Barroso – nossos conselheiros de administração.
• O ano também foi de implementação de novas práticas e processos de Governança para maior clareza do mandato e transparência e direcionamento na atuação dos executivos, seja na gestão de temas da empresa, seja na gestão das participações. O Manual de Governança das Participações é o documento que explica papéis, responsabilidades, fluxos e processos dessas estruturas com vistas a espelhar ainda mais nossas boas práticas nessas operações.
• Atentos às oportunidades de aprimoramento e fortalecimento de nossos mecanismos de controle e gestão, em 2020 iniciamos o projeto de avaliação da maturidade da Linha Ética, o que envolveu consulta a colaboradores, mediada por profissionais de consultoria externa. A participação foi opcional e o anonimato dos respondentes foi mantido em todo o processo. Os resultados consolidados foram reportados aos comitês de Conduta e de Auditoria.
• Em 2020, desenvolvemos uma nova abordagem para a gestão dos planos de ação da Auditoria. A mudança propõe ainda mais sinergia entre Controles Internos e Auditoria, bem como com outros segmentos de negócio, permitindo à área de Controles Internos atuar como orientadora e facilitadora do processo de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de ação da Auditoria.
• Outro avanço em 2020 foi a elaboração do nosso Manual de Gestão de Crises, com vistas a comunicar todo o time, de forma clara, sobre os programas de continuidade do negócio e de contingência, acionados logo no início do ano, tendo em vista a necessidade de manter em operação os nossos ativos, cujas atividades foram consideradas essenciais para o País.  
• Em 2020, iniciamos a aplicação de questionários a fim de avaliar a adesão de fornecedores aos nossos compromissos ESG. O objetivo é considerar critérios ambientais, sociais e de governança entre outros avaliados para a tomada de decisão no momento de uma contratação. A metodologia é resultado de uma parceria entre as nossas áreas de Sustentabilidade, Compliance, Recursos Humanos, Suprimentos e Auditoria Interna que, com o mesmo objetivo, atuaram conjuntamente, demonstrando visão sistêmica e amadurecimento da nossa Cadeia de Suprimentos, cada vez mais sintonizada com os nossos valores e planejamento estratégico.

Pessoas

Energia para criarmos, hoje, o potencial do amanhã.

• Somos um time diverso e inovador, formado por 199 colaboradores diretos, que fazem a gestão da operação e comercialização, além de 276 profissionais alocados nas operações (parques, usinas e Centro de Operações Gerenciais – COG).
• Em 2020, lançamos o programa de Diversidade e Inclusão, pois queremos um time cada vez mais inclusivo e empático com o próximo, entendendo que a ética e o respeito são fundamentais para a entrega dos melhores resultados. Buscando ampliar nossa marca empregadora e acompanhar o crescimento do negócio, reestruturamos, em 2020, nossos programas de “porta de entrada”, com foco na diversidade e sabendo que as lideranças do futuro devem ser desenvolvidas hoje.
• Um dos nossos aliados nesse trabalho foi o instituto Gerando Falcões, que nos ajudou na seleção de cinco jovens para o Programa Aprendiz em nosso escritório corporativo.
• Nas usinas, o Programa Jovem Aprendiz foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estamos investindo na educação de 11 alunos, sendo um destinado a cada usina, dos complexos Juquiá, Sorocaba, Paranapanema e Juiz de Fora.
• Mesmo no contexto da pandemia da Covid-19, quando esses jovens foram afastados como parte das medidas para evitar o contágio do Coronavírus, continuamos disponibilizando recursos tecnológicos e pagando a bolsa.
• Selecionamos ainda oito estudantes de graduação para o nosso Programa de Estágio no escritório corporativo, em São Paulo, e no Complexo Hidrelétrico de Sorocaba.

• Todos os processos seletivos são conduzidos de maneira respeitosa e acolhedora. Contamos com inteligência de dados que garantem que todos os inscritos receberam feedback em todas as etapas. Também buscamos envolver candidatos de todos os grupos de diversidade, sem qualquer distinção ou critérios limitantes. Estamos, assim, dispendendo esforço consciente para incluir cada vez mais a participação de Pessoas com Deficiência (PcD), mulheres cisgênero, pessoas transgênero e negros – entre outros espectros da diversidade – em todos os níveis do time.
• Em 2020, já avançamos rumo a esse objetivo. A participação de mulheres em cargos de liderança aumento 82% na comparação com o ano anterior. O número de negros autodeclarados foi de 30%, indicando ganho de consciência dos conceitos de cor e raça. Esses percentuais decorrem da iniciativa da área de Gestão de Pessoas de mapear e repassar para as lideranças, periodicamente, os indicadores de diversidade, de modo que possa ser avaliado o equilíbrio nas equipes. Esses aumentos, entretanto, evidenciam um movimento natural, uma vez que não há metas estipuladas, mas apenas a conscientização de que é preciso evitar vieses inconscientes na avaliação de qualquer profissional que se candidata para alguma posição em nosso time.
• Em 2020, ampliamos a ferramenta de feedback contínuo a todas as áreas, estimulando a troca em diferentes níveis da organização.
• Desde 2018, estamos evoluindo a nossa Jornada VE, modelo de educação corporativa repensado ano a ano para atender às demandas atuais dos negócios e olhando para o futuro. Em sua versão 2020, o portfólio de desenvolvimento contou com quatro pilares estratégicos – Cultura, Especialista, Liderança e Digital – que nos conectam com temas essenciais para impulsionarmos as nossas energias. Estamos prontos para contribuir para a evolução do time, inspirando a vivência da nossa cultura, ampliando o conhecimento do negócio e preparando os futuros líderes.

Inovação

Apostamos em inovação como alavanca de
evolução do mercado de energia.

• Estamos experimentando um modelo organizacional bimodal, com ritos ágeis e squads que possibilitam identificarmos oportunidades, testar soluções, corrigir eventuais erros e implementar projetos com mais rapidez.
• Instituímos em 2020 o Programa Vértice, que buscou levar a metodologia ágil, anteriormente experimentada apenas por Produtos e Serviços, para outras áreas gradativamente, integrando equipes e desenvolvendo novos processos, sistemas e soluções.
• Pensando em ser uma empresa cada vez mais orientada por dados e preparada para atender as mudanças que percebemos no setor, definimos direcionadores estratégicos, que são pré-requisitos para as iniciativas e projetos a serem desenvolvidos por nossa área de inovação: a construção de soluções baseadas em dados, a busca por excelência operacional e ganhos de produtividade, além do desenvolvimento de uma plataforma para conectar atores a propostas sustentáveis.

Tecnologia

• Investimos hoje, pensando no amanhã, e seguimos entusiasmados com o futuro porque estamos preparados.
• A fim de aumentar a confiabilidade dos ativos, instituímos o Sistema de Gestão da Operação (SGO), que auxilia a gestão de operação das usinas e aumenta a eficiência operacional. Com a nova ferramenta, automatizamos uma série de procedimentos obrigatórios nas manutenções preditivas, o que amplia o controle e a rastreabilidade das informações ao passo em que mitiga eventuais falhas do trabalho, outrora manual.
• Também lançamos a Atalayas, plataforma de segurança de barragens. A tecnologia concentra indicadores de diversos sensores nas barragens, monitorando essas estruturas e garantindo ainda mais a segurança das operações.
• A parceria firmada em 2020 entre a nossa joint venture com o CPP Investments e a Vestas – líder global na produção de turbinas eólicas –, por exemplo, visa fornecer 93 aerogeradores de última geração ao parque eólico Ventos do Piauí a partir do segundo semestre de 2021. Essas turbinas simbolizam o que há de mais moderno e inovador hoje no setor eólico brasileiro, tendo uma plataforma com tecnologia que vem sendo aprimorada ao longo de dez anos pela parceira dinamarquesa.
• Desde 2017 estamos amadurecendo estudos de geração de energia solar na mesma região do complexo eólico Ventos do Piauí I para analisar as vantagens da combinação de fontes, em um projeto híbrido, contribuindo de forma pioneira com os avanços da regulação nesse tipo de iniciativa. Os complexos Ventos do Piauí II e Ventos do Piauí III também já foram projetados contemplando uma possível expansão com geração de energia solar, demonstrando que nossos projetos já nascem preparados para aproveitar o potencial combinado da força dos ventos com a energia do sol.
• Certos de estarmos dando passos importantes para ampliar a oferta de energia no Brasil, vamos nos posicionando cada vez mais como uma das empresas líderes na geração de energia renovável e uma das maiores comercializadoras de energia do País.